Jornalismo e meio ambiente se unem no Prêmio José Lutzenberger

02/09/2014 | 11h24

Darci Barnech Campani, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, defende união das áreas
O Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental tem sua estreia no Rio Grande do Sul neste ano. Os objetivos são incentivar a produção de matérias que mostrem experiências positivas em prol do meio ambiente e reconhecer trabalhos que destacam novas tecnologias e esforços de todas as esferas da sociedade. Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), Darci Barnech Campani, acredita na importância da iniciativa da entidade - que tem do seu lado a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Braskem. “As áreas jornalística a e ambiental têm que trocar experiências e conhecimento, para que a divulgação resulte em ações realmente positivas para o ambiente”, defende Campani.
Conforme o dirigente, as pautas ambientais têm ganhado cada vez mais espaço na imprensa por dois motivos específicos: pela sua importância real e pelas mudanças que tem ocorrido no clima, algumas como resposta a ação do Homem. “Com isto, a divulgação do conhecimento técnico na área ambiental tem que ganhar espaço também, mas espaço com qualidade, pois ainda muitas tecnologias que são apresentadas como salvadoras possuem apenas interesses econômicos por trás”, salienta. O Prêmio visa dar destaque aos temas para que a sociedade saiba que a pauta ambiental deve ser constante nos meios de comunicação, e que estas editorias estão sendo olhadas.

A expectativa da organização é criar uma área muito profunda de contato entre os profissionais e estudantes de Jornalismo, para que ambos aprofundem a temática. “Acho que é uma expectativa bem ambiciosa, não?”, provoca Campani, com o objetivo de chamar os interessados a participarem do concurso.

A distinção contempla as categorias de jornalismo impresso, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Os trabalhos deverão ter sido divulgados no período de 1/10/2013 a 30/07/2014, e a distinção ainda contará com o Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário, dedicado aos estudantes de Jornalismo das faculdades sediadas no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto através do site www.premiojornalismoambiental.com.br.


<< voltar para Notícias